FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

Via Sacra da Rocinha pede a sua ajuda

Posted on 28 de fevereiro de 201925 de janeiro de 2021 by Leandro Lima
A Via Sacra da Rocinha é assistida por milhares de pessoas de dentro do morro. (Foto: Leandro Lima)

A Via Sacra da Rocinha passa por uma Via Crucis para colocar o projeto na rua. O trocadilho é por conta de uma dificuldade que já é histórica. Mesmo que o evento tenha sido reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro, não é fácil a realização que conta com centenas de atores e moradores da Rocinha.

Em 1992, o ex-diretor da Via Sacra, Aurélio Mesquita, após uma viagem a Lumiar e de posse do livro “O Homem de Nazaré“, olhando o desnível das pedras na cachoeira, lembrou da geografia da Rocinha e pensou em encenar o texto que lia na favela. Após conversar com o autor José Maria Rodrigues, depois de algumas adaptações, a história da Via Sacra começou. Sempre com temas contemporâneos, a peça se desenrola misturando a história de Jesus com o momento do morro que já foi o maior da América Latina. A ênfase no tema das lutas diárias dos moradores junto com o sofrimento de Jesus em seus últimos dias, chamou a atenção de mídias nacionais e estrangeiras, além dos rostos conhecidos dos moradores telespectadores se misturando com moradores atores, há ainda os visitantes de fora vendo o elenco caracterizado numa peça religiosa, mas falando sobre desemprego, preconceitos, ausência de políticas públicas e saneamento básico.

Robson encarou o desafio de dirigir o espetáculo desde 2017. (Foto: Leandro Lima)

Robson Melo, morador da Rocinha, entrou na Via Sacra em 2001. Vendo seu irmão participando do projeto desde o ínicio, sempre ia assisti-lo e queria logo participar. “Lembro que era um misto de sentimentos. Gostava de estar dentro, mas sentia vergonha ao ser reconhecido na rua durante as encenações. Depois acostumei e passei a encarar o desafio de atuar na Via Sacra da Rocinha.” conta.

Tadacip 20 mg is a phosphodiesterase type 5 (PDE5) inhibitor that helps men suffering from erectile dysfunction achieve and maintain an erection when they are sexually aroused.

Tadacip

Durante alguns anos, Robson atuou e produziu o espetáculo. Mas em 2017 ele teve o maior desafio da vida no projeto: assumir a direção e ter apenas 6 dias para ensaiar e montar toda a peça. “Após visualizar o aparecimento de meus primeiros cabelos brancos, tive a certeza que foi meu maior desafio na Via Sacra” brinca.

A dificuldade já faz parte da história do projeto, mas nunca deixou de ser realizada. Sempre contando com o apoio de comerciantes locais, alguns patrocínios e também dos moradores, a peça se desenvolve nas ruas estreitas da Estrada da Gávea e no Largo do Boiadeiro. Alguns moradores cedem espaço em suas varandas e lajes, improvisação para camarins e também agir no local como voluntário. Michel Silva, criador do Jornal Fala Roça, nem lembra de quantas vezes já participou. “Minha irmã faz parte da produção e me chamava pra dar uma moral. Já segurei microfone de mão para os atores, já dei apoio como segurança quando subíamos até a igreja da Fundação, orientei as pessoas que estavam próximo ao caminhão de som.”

O tema “violência” foi a última edição da Via Sacra, realizada em 2018. (Foto: Leandro Lima)

Em 2018, o segundo ano de Robson Melo na direção da Via Sacra, o tema foi violência. Mas ninguém contava com uma guerra entre facções no mesmo ano. Inclusive com uma morte no confronto um dia antes do espetáculo. “No dia seguinte a rua estava lotada e fizemos uma apresentação incrível, com direito a cobertura televisiva nacional e internacional.” No mesmo ano, a prefeitura do Rio se comprometeu a apoiar o evento junto com a RioTur, pagando as empresas que prestam os serviços de palco, luz e som. Fizemos o espetáculo e a prefeitura não honrou a palavra dela. Então resolvemos fazer a “vakinha” e pagar os serviços prestados no ano passado e também realizar a montagem desse ano. É a nossa única possibilidade até o momento.”

A Via Sacra da Rocinha recebe espectadores de várias localidades. (Foto: Leandro Lima)

Robson começou a campanha de uma “vaquinha online” neste link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/via-sacra-da-rocinha

A RioTur em nota informou que não houve nenhum pedido protocolado oficialmente.

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Foi morador da Rocinha de 1982 a 2018 e criou do portal FavelaDaRocinha.com em 2008. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), foi correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera da TV Globo e fotojornalista de diversas agências nacionais e internacionais.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

A primeira luz na Rocinha não foi elétrica. Diz o povo que um cavaleiro atravessava a favela acendendo os lampiões das pequenas casas.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk Governo jovens leitura literatura morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

Follow @@faveladarocinha
Followers: 13355
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos gratuitos. A escola, que há 23 anos oferece formação profissional na indústria criativa, seleciona jovens das periferias para novas turmas. https://t.co/4KLm4wy5LE
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
Nau Rocinha retoma atividades com as primeiras turmas de 2023.
https://t.co/2XFLazxAO5
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
O projeto TMJ Rocinha + Sustentável foi apresentado hoje no Complexo Esportivo da Rocinha mostrando a importância da intervenção e o impacto social e sustentável que a Rocinha receberá com diversas ações. Confira em nosso site: https://t.co/JMK9WJGfdc
View on Twitter
0
1

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2023 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme