
É rito pascal: passada à Quinta de Lava-Pés, católicos e gentes de todo credo espalhados pelo mundo esperam ansiosos a leitura de um dos momentos mais conhecidos da Bíblia – A Via Sacra ou Via Crucis – que recorda através de atos o caminho percorrido por Cristo até a crucificação. Não poderia ser diferente para os moradores da Rocinha, que há 27 anos acompanham a peça realizada pelo Grupo Roça Caça Cultura na noite da Sexta da Paixão.
Em entrevista ao FDR, o diretor do espetáculo, o ator e diretor Robson Melo contou um pouco mais dos preparativos do evento que chega a reunir quase cinco mil pessoas nas ruas da comunidade. ‘’A Via Sacra fará 27 anos na próxima sexta-feira, e mesmo tendo o reconhecimento de ser patrimônio cultural e imaterial da cidade, o projeto segue sem ajuda financeira’’, disse ele. Neste ano, uma vaquinha nas redes sociais foi feita para custear o figurino, equipamento de som e luz, arrecadando apenas R$445. ‘’Nenhuma secretaria se mostrou interessada no assunto. Isso sinaliza a falta de interesse em de fato alavancar os projetos que existem nas favelas’’, completou.
Ainda que sem apoio e com pouco, motivos não faltam para continuar o trabalho que está prestes a completar 30 anos, tornando-se um marco anual na vida dos moradores. ‘’As pessoas voltam para casa pensando a respeito, conversando com os pais, parentes, criando uma rica discussão. Nós questionamos e queremos um mundo melhor’’, enfatiza Robson.
Com objetivo de causar reflexão, a montagem conta com apelo político dando destaque ao que acontece na capital fluminense e no Brasil. No ano passado abordou o sofrimento e as violências vivenciadas nas favelas e periferias do país, além de homenagear com faixas a vereadora Marielle Franco, o motorista Anderson Gomes e morador Davison Farias, atingido por uma bala durante confronto no dia anterior a apresentação. Na edição 2019, a resiliência será explorada. ‘’Focaremos na força, na garra que os moradores têm de seguir em frente. A ideia é mostrar como podemos nos unir, reivindicar e cobrar nossos direitos. Esse será o nosso recado’’. A Via Sacra da Rocinha acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Largo do Boiadeiro.