
Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. São as três atividades que muitos afirmam que todo ser humano deve fazer. Davison Coutinho realizou a terceira delas, e lançou sua obra “Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha” na tarde do dia 24/05, no C4 Biblioteca Parque da Rocinha. Assim como o título do livro diz o trabalho pretende mostrar a riqueza dos projetos que acontecem na comunidade da Rocinha, além de aspectos do cotidiano dos moradores.
O evento contou com a participação de pessoas que fizeram parte do livro contando a história de seus projetos. Estiveram presentes o Grupo de Break Consciente da Rocinha (GBCR), a Valsa Sonho de Uma Noite, ambos se apresentando. Além deles, o grafiteiro Wark, a professora Elizia Pirozzi e o Michel Silva, do portal Viva Rocinha.
“Falar sobre a Rocinha é falar sobre a minha história. Moro na Rocinha desde que nasci, sempre fui muito preocupado com a ‘fama’ e sobre o que falavam do lugar onde eu amava morar”, afirma Davison na contracapa de seu livro. A diretora do NEAM/PUC-Rio, Marina Moreira,que escreve a apresentação do livro, também prestigiou o lançamento. A sigla NEAM significa Núcleo de Estudos e Atenção ao Menor que é uma entidade, inspirada na solidariedade humana e na fraternidade cristã e tem a missão de dar oportunidade a adolescentes se tornarem agentes de transformação das sociedades em que vivem. Lugar onde Davison aos 12 anos fez parte e hoje trabalha.
O projeto do livro foi produzido como trabalho de conclusão do curso de Desenho Industrial, com habilitação em Comunicação Visual, para o departamento de Artes e Design da PUC-Rio no ano de 2013.