A saúde da mulher é personagem principal neste mês. A 12ª edição do Outubro Rosa tem o objetivo de chamar a atenção para o combate e principalmente para o diagnóstico precoce de doenças típicas femininas como câncer de mama, de útero, endometriose, miomas, etc.
A agitação da sociedade contemporânea combinada com o papel multitarefas da mulher faz com que a atenção para sua saúde seja reduzida. E, quem cuida também precisa de cuidados e a atenção deve ir além das doenças típicas femininas.
Acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infarto representaram 34,2% das mortes de mulheres, segundo o Ministério da Saúde em uma pesquisa realizada em 2011. Mesmo com os avanços em medicação e tratamento, o melhor caminho é a prevenção. Pela regra comum, o check up é recomendado para pessoas a partir dos 40 anos, entretanto idas ao médico com regularidade podem fazer a diferença ao se detectar uma doença no estágio ínicial.
Ressaltando que o exame para detectar o câncer de mama é recomendado para mulher a partir de 40 anos, já que a densidade nos seios fica mais visível, mas o auto exame pode ser feito por mulheres de qualquer idade. Outro ponto que pode ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças é ter o hábito de ir ao ginecologista ao longo da vida, já que o profissional vai ter acesso ao histórico de saúde da paciente, o que facilita também no acompanhamento pré-natal.
FATORES DE RISCO
O estresse é fator de risco importante para as doenças cardiovasculares, assim como fumar, beber em excesso ou com frequência, estar acima do peso e não praticar nenhuma atividade física. Se a mulher tiver pressão alta e diabetes, a chance de ter um AVC ou um infarto cresce exponencialmente. Após a menopausa, o risco aumenta, principalmente, quando a gordura se concentra na região abdominal.
O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos sejam feitos em mulheres entre 25 e 65 anos. Um fator interessante e que poucos conhecem é que o preventivo serve exclusivamente para detectar câncer do colo de útero.
Segundo a enfermeira da UPA da Rocinha, Viviane Cristina, de 37 anos, as mulheres vão ao consultório marcar preventivo, queixando-se de alguma dor, sendo que na maioria das vezes são consultas comuns. “Prevenir é fundamental”, afirma.
EVENTOS:
UPA* DA ROCINHA NO OUTUBRO ROSA
Durante todo o mês de outubro exames preventivos serão realizados:
Segunda à sexta – 08h – 20h
Sábados – 08h – 12h
E no dia 24/10 (Dia D) das 08h – 17h
Endereço: Est. Gávea, 522 – Rocinha
*Clinica da Família Maria do Socorro Silva e Souza