FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

Rio em contraste: exposição fotográfica lança olhar sobre as diferenças de uma cidade que está entre as mais ecléticas do mundo

Posted on 11 de dezembro de 201710 de dezembro de 2017 by FavelaDaRocinha
(foto: Júlio Lopes)

A exposição Rio em Contraste – aberta ao público de 11 a 15 de dezembro, na PUC-Rio – reúne cerca de 300 imagens dos fotógrafos Marcello Cavalcanti, Bruno Brin e Júlio Lopes, três cariocas que têm como base para seus trabalhos as diferenças culturais, sociais, históricas e também naturais da Cidade Maravilhosa. Estilos diferentes, mas intimamente ligados, os registros revelam um Rio de Janeiro plural e que transcende as imagens dos cartões postais.

Realização das empresas Kombo, VZAExpomídia e 3lementos, o projeto foge dos moldes das exposições habituais, com as fotografias apresentadas em TVs de 42 polegadas e imagens em looping, o que permite que o público tenha acesso a um número maior de obras. Além disso, a mostra apresentará fotografias produzidas por crianças do projeto Dom Hélder Câmara.

50 olhares sobre a Cruzada São Sebastião e Rocinha – No fim de novembro, Cavalcanti, Brin e Lopes ministraram workshop sobre fotografia para cerca de 50 crianças, entre 10 e 12 anos, das comunidades da Cruzada São Sebastião e Rocinha. História e noções básicas sobre o universo da fotografia, diferenças entre equipamentos e imagens analógicas e digitais, além de exercícios práticos foram algumas das atividades da oficina.

O ponto alto desse encontro foi que os alunos receberam câmeras descartáveis para praticar e despertar um novo olhar sobre a cidade a partir de suas vivências. O resultado desse trabalho será exposto junto com as imagens dos fotógrafos, que também fazem a curadoria da exposição.

“Além de gerar conhecimento comunitário através dos workshops de fotografia, o projeto tem o objetivo de facilitar o acesso à cultura. Precisamos estimular a produção e difusão de bens culturais de qualidade para os cariocas, mostrando que a arte pode estar ao alcance de todos” diz Dalmo Castello Filho, Head de Projetos Especiais da VZAExpomidia.

Arte e interatividade no ambiente digital – A exposição Rio em Contraste também pode ser conferida nas plataformas virtuais. Além de as fotografias estarem expostas nas redes sociais do projeto, quem fizer um registro traduzindo ideia e proposta da exposição e postar ganhará um espaço na galeria virtual. Basta usar a hashtag #rioemcontraste. As imagens podem ser vistas            no Instagram @rioemcontraste e no Facebook: www.facebook.com/rioemcontraste/.

Para o fotógrafo Marcello Cavalcanti, que também coordenou o workshop com as crianças, essa iniciativa amplia ainda mais o impacto da exposição. “Levar esse trabalho para o mundo digital, e ainda estimular a interatividade, é quase um caminho sem volta para quem pretende produzir arte acessível, ao alcance de todos os públicos”, observa.

Fotógrafos:

Marcello Cavalcanti

Fotógrafo e designer carioca, auto-intitula-se um colecionador visual. Os trabalhos se destacam pela reconstrução de cenários urbanos e paisagens naturais, por meio da sobreposição de centenas de fotos clicadas em diferentes dias e situações, e até mesmo de épocas diferentes.

Bruno Brin

Cursou desenho industrial na UniverCidade e Design de Superfície no Senai CETIQT. Fotógrafo, designer e ilustrador, Brin mostra em seu trabalho a beleza da mulher carioca de forma mais pura, natural, leve e sem deixar a sensualidade de lado.

Júlio Lopes

Descobriu a fotografia a caminho do trabalho. No início, começou a tirar fotos despretensiosamente com o celular e a tratá-las em aplicativos no próprio iPhone. Hoje, os registros ganharam espaço maior na sua vida, e até perfil no Instagram.

Serviço:

Rio em Contraste
Quando e onde: de 11 a 15 de dezembro de 2017, na PUC-Rio, das 9h às 22h
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Assim Saúde e Ministério da Cultura
Apoio: Vice Reitoria Comunitária da PUC – Rio e Bossa Nova Mall
O Projeto é Incentivado pela Lei Rouanet.

Matéria de Sopa Cultural clique aqui

FavelaDaRocinha

Site de comunicação comunitária desenvolvido por estudantes de comunicação da própria comunidade da Rocinha.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

Nas décadas de 60 e de 70, registrou-se um novo surto de expansão na Rocinha devido a abertura dos túneis Rebouças e Dois Irmãos, que contribuíram para uma maior oferta de empregos na região.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk jovens leitura literatura maré morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

[instagram-feed]
bpr_1475537716
logotipo_PVCR_400x400
WhatsApp Image 2018-07-31 at 13.22.12
SSS
Screenshot_20190325-145855
Screenshot_20190325-144243
Screenshot_20190325-144113
PEQUENO EMPREENDEDOR
capacitare
© 2022 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme