
sonho de viajar para o exterior parecia longe da realidade de um menino criado em uma favela na capital paulista. A chance de mudar de vida surgiu quando os pais de Vinícius Machado de Araújo, de 16 anos, mudaram para Sorocaba (SP) em busca de um novo rumo para a história da família.
Um pequeno comércio de acessórios para celular é a única fonte de renda do jovem e seus pais. A possibilidade de viajar aos Estados Unidos para fazer um intercâmbio era quase impossível ao estudante, que sempre frequentou a rede pública de ensino.
Em novembro de 2017, entretanto, ele foi aprovado em um concurso que lhe garantiu o embarque ao solo norte-americado para um curso de inglês.
A viagem foi marcada para a primeira quinzena de janeiro deste ano, mas antes de realizar o sonho o adolescente se dedicou aos estudos e pesquisas, mesmo sem ter acesso à internet, recurso conquistado há cerca de dois anos pela família. O menino buscava nos livros didáticos o conteúdo para o novo idioma.
O interesse para embarcar em avião e conhecer outro país foi tanto, que Vinícius passava horas do dia na internet buscando maneiras de viajar mesmo sem ter recursos financeiros.
Em julho de 2017, o jovem descobriu o Programa Jovem Embaixador, promovido pela embaixada brasileira, que disponibiliza 50 vagas de intercâmbio para jovens de todo o país.
Para concorrer a uma das vagas, ele precisava preencher alguns requisitos, como ter feito trabalho voluntário, concluído o nível médio de inglês e obter uma carta de recomendação feita por um professor.
Os alunos da escola em que Vinícius estudava já se mobilizavam com trabalhos voluntários. O grupo arrecadava mantimentos para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) e famílias carentes de Sorocaba.
Após o envio dos documentos, ele foi convocado para realizar uma prova escrita sobre conhecimentos gerais e uma avaliação oral de fluência em inglês. Somente da região de Sorocaba foram avaliados 22 candidatos.
Vínicius recebeu a resposta confirmando sua participação em novembro e começou a fazer os trâmites para a viagem. Para o passaporte, por exemplo, o adolescente foi beneficiado com um período de espera mais curto em relação aos outros pedidos.
Com o passaporte emitido, o sonho de conhecer o mundo estava na palma de sua mão, momento em que ele deu início aos principais preparativos da viagem.
A viagem
Vinícius partiu do Brasil com destino à Washington, nos Estados Unidos, no dia 12 de janeiro. De acordo com a programação, após uma semana na capital estadunidense, os grupos embarcaram para diferentes cidades para se hospedar em casas de famílias voluntárias, até o dia 4 de fevereiro.
Além da estadia com as famílias, os jovens foram convidados a participar de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, além de visitar escolas e projetos sociais com aprentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.
O Programa Jovens Embaixadores, criado em 2003, já realizou o sonho de mais de 500 jovens do Brasil e é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.
Matéria de G1 clique aqui