
O projeto “Rádio do Amanhã”, criado pelo FavelaDaRocinha.com em parceria com o Bairro Educador da Rocinha (CIEDS), com apoio da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, realizou um projeto com os alunos da unidade escolar. Através dele, os jovens puderam conhecer o ambiente de uma Rádio.
As ações iniciaram em agosto de 2012, com estudantes do 5º ano da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, localizada na região conhecida como “atalho”, na Rocinha. Ao todo, foram 25 alunos, participando do projeto, que teve início em uma visita a Rádio Nacional, na Praça Mauá no centro do Rio de Janeiro. Flávio Neri e Homero Pereira, responsáveis pelas vans da Rocinha,cederam gentilmente uma van para o transporte dos alunos. Na rádio, eles conheceram a história da rádio, os espaços como os quadros históricos de antigos atores, os estúdios, o cenário onde eram realizadas as radionovelas e também participaram ao vivo do programa A Hora do Funk, com a presença do MC Junior.
Após a visita à Rádio Nacional, os estudantes foram sensibilizados em sala de aula sobre a aula-passeio e convidados para participarem das oficinas que aconteceriam durante quatro semanas, sempre aos sábados, na Biblioteca Parque da Rocinha. Os estudantes aprenderam como elaborar textos para rádio, viram como se faz as edições e sonorização. Como tarefa principal eles produziram um esquete e realizaram a gravação. Os alunos criaram uma história sobre uma menina que, bem jovem, teve uma difícil decisão sobre o uso de drogas.
O projeto encerrou dia 20 de outubro de 2012, com uma apresentação para os estudantes e, no final, a exibição do esquete com slides das fotos realizadas durante as aulas. Marcelo Santos, jornalista e operador de áudio da Rádio Globo, atuou como grande parceiro que ministrou as atividades das oficinas,
fez um discurso emocionado. “Vocês devem aproveitar todas as oportunidades boas, pois vão surgir muitas e tenho certeza que vocês só terão a ganhar.” Os estudantes gostaram muito do resultado final e pediram que fosse dada continuidade as atividades.