FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

Que fim levaram as promessas que Crivella fez para a Rocinha?

Posted on 14 de novembro de 201714 de novembro de 2017 by FavelaDaRocinha
C4 Biblioteca Parque da Rocinha entre os prédios da Rocinha (foto: Flávio Carvalho)

Em setembro deste ano, pouco depois de a Rocinha registrar intensos tiroteios e ser ocupada pelas Forças Armadas, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou em seu site uma lista de ações que a prefeitura levaria a cabo no local. Crivella anunciou, por exemplo, que, em 20 dias, reabriria a Biblioteca Parque instalada na região e que tomaria providências para gerar empregos e melhorar a oferta de saúde no local. Passados quase dois meses, a Lupa checou o andamento das promessas do prefeito do Rio. Veja a seguir:

“… que a Biblioteca Parque [da Rocinha] possa ser reaberta em 20 dias”

Site da Prefeitura do Rio em 4 de outubro de 2017

FALSO

Inaugurada em 2012, a Biblioteca Parque da Rocinha é a terceira de quatro iniciativas do tipo instaladas no Rio de Janeiro. De 2014 a 2016, ela foi gerida pela organização social (OS) Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). No fim do ano passado, a gestão do espaço foi repassada ao Estado do Rio de Janeiro, que anunciou seu fechamento devido à crise econômica estadual. Nessa época, Crivella chegou a se reunir com o então ministro da Cultura, Roberto Freire, para debater a situação das Bibliotecas Parques, mas a conversa não avançou.

No dia 4 de outubro, o prefeito Marcelo Crivella foi à Rocinha para dar início à reabertura da C4 – Biblioteca Parque e anunciou que disponibilizaria R$ 1,5 milhão para que a instalação pudesse ser reaberta dali a 20 dias.

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio afirmou em notaque a verba prometida pelo prefeito viria de parte de um acordo feito entre a Prefeitura e o Estado do Rio. O acordo, no entanto, não foi concluído – e a parceria foi encerrada. Resultado: a Biblioteca Parque da Rocinha ainda não foi reaberta.

Procurado, Crivella informou que o processo de licitação da reabertura da Biblioteca Parque da Rocinha foi realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas que um dos sócios da empresa vencedora faleceu. Por essa razão, o estado está chamando a empresa que ficou em segundo lugar no processo licitatório. A Lupa procurou a Secretaria Estadual de Cultura, mas foi informada de que a reabertura da biblioteca ocorrerá “tão logo as questões burocráticas sejam saneadas”. O prefeito não comentou o não cumprimento de sua própria promessa.

 

“Reabertura de todas as unidades de saúde da comunidade”

Site do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em 27 de setembro de 2017

VERDADEIRO, MAS…

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde do Rio, existem três unidades de Atenção Primária dentro da Rocinha, além de um centro de atenção psicossocial e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De 17 de setembro a 17 de outubro, período em que a comunidade registrou diversos tiroteios, essas unidades fecharam 14 vezes.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que, nas últimas semanas, as instalações voltaram a funcionar sem interrupções. Mas que, devido à greve convocada pelo Sindicatos dos Médicos, essas mesmas unidades estão funcionando com esquema de trabalho alterado, atendendo aos casos prioritários.

O Comando de greve dos médicos da Atenção Primária complementa. Afirma que a  Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza e a Clínica Ricaldo de Lamare, ambas na Rocinha, estão funcionando com 30% dos profissionais. A Clínica Dr. Albert Sabin está atendendo à população, mas estaria enfrentando falta de insumos e medicamentos.  A Lupa fez contato telefônico com todas as unidades de Atenção Primária da Rocinha e constatou que elas estavam abertas nos primeiros dias de novembro.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que está empenhada em regularizar o trabalho das unidades de saúde municipal da Rocinha. Destacou que, no dia 24 de outubro, o prefeito se fez reuniões e solicitou um levantamento para saber quanto seria necessário para efetuar o pagamento dos salários atrasados dos funcionários. Ainda acrescentou que R$ 36,4 milhões serão repassados às organizações sociais do setor para regulamentar os atrasos do salário, mas não divulgou prazo.

 

“[Início da] Caravana do Emprego [na Rocinha]”

Site do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em 27 de setembro de 2017

VERDADEIRO, MAS…

No dia 28 de setembro, um dia depois da ida de Crivella à Rocinha, a Caravana de Emprego e Cidadania passou pela comunidade. Ela é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e tem como objetivo incentivar novas oportunidade de emprego. Oferecida gratuitamente, a caravana permite, por exemplo, que a população agende horário para emissão de carteira de trabalho, faça pedidos de seguro desemprego e se cadastre no programa Jovem Aprendiz.

Mas Crivella apenas obedecia ao decreto que ele mesmo assinou em maio deste ano, se responsabilizando por gerenciar a Caravana do Emprego e Cidadania. De janeiro a outubro de 2017, foram realizadas 27 Caravanas.

*Nathalia Afonso sob a supervisão de Juliana Dal Piva.

Matéria de Agência Lupa clique aqui

FavelaDaRocinha

Site de comunicação comunitária desenvolvido por estudantes de comunicação da própria comunidade da Rocinha.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

A partir da década de 1970, a Rocinha obteve os primeiros progressos, resultado das reivindicações ao poder público.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk Governo jovens leitura literatura morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

Follow @@faveladarocinha
Followers: 13330
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
Nau Rocinha retoma atividades com as primeiras turmas de 2023.
https://t.co/2XFLazxAO5
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
O projeto TMJ Rocinha + Sustentável foi apresentado hoje no Complexo Esportivo da Rocinha mostrando a importância da intervenção e o impacto social e sustentável que a Rocinha receberá com diversas ações. Confira em nosso site: https://t.co/JMK9WJGfdc
View on Twitter
0
1
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
No início da manhã desta terça-feira (22), sete sirenes de emergência foram acionadas na Rocinha devido à forte chuva. Há relatos de diversos pontos de alagamento na favela.
Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil). https://t.co/AbYKz79ctH
View on Twitter
FavelaDaRocinha photo
4
19

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2023 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme