Foi realizada no dia 26/11, no CIEP Ayrton Senna, em São Conrado, a primeira conferência da Câmara Comunitária da Rocinha, São Conrado e Gávea.
O evento contou com diversas lideranças comunitárias dos três bairros e com outros participantes que colaboram com a câmara, iniciada em 2009 pelo Trabalho Social do PAC da Rocinha. A conferência se iniciou pontualmente às 9 horas da manhã com a apresentação dos principais convidados à mesa: William de Oliveira, presidente do Movimento Popular de Favelas, Ruth Jurberg, coordenadora do Trabalho Social do PAC, Antônio Xaolin, ex-presidente da União Pró-Melhoramento dos Moradores da Rocinha (UPMMR), Arley Macedo, da TV Tagarela, Marlene, da Associação de Moradores e Amigos de São Conrado (AMASCO), e Antônio Firmino, representando o Fórum de Cultura da Rocinha.
Após as apresentações e agradecimentos, os grupos temáticos – comunicação, juventude, esporte e lazer, saúde, educação, meio ambiente, urbanismo, turismo e cultura – se separaram em suas respectivas salas, e iniciaram-se as discussões para definir três propostas a serem enviadas à Casa Civil.
William de Oliveira exaltou a importância do movimento e a forma como tudo começou: “Lembro-me que, quando começamos, éramos um pequeno grupo que se reunia onde dava. Eram 4 ou 5 por reunião, e agora temos mais de 50 pessoas. Isso fortalece o grupo, e com certeza bons frutos virão para a comunidade”.
Ruth Jurberg aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS), livro que mostrará todo o trabalho do PAC na Rocinha. “Depois de 4 anos, conseguimos finalizar o plano que em breve estará nas mãos de vocês. Só precisamos agora agendar e fazer a apresentação do material.”