FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha é exemplo de resistência

Posted on 14 de janeiro de 202014 de janeiro de 2020 by Marcos Barros

O resultado do Enem sairá apenas no dia 17, mas ao menos oito alunos do Pré -Vestibular Comunitário da Rocinha, PVCR, já podem comemorar o acesso à faculdade. Aprovados no vestibular da PUC-RIO, os estudantes da maior favela do país estão preparados para a vida de universitários, situação ainda rara entre os jovens da comunidade.

Maria Eduarda Lima, 19 anos, aprovada para o curso de Design, não vê a hora de começarem as aulas. “É muito raro conhecer alguém que estude ou seja formado em Design, ainda mais dentro da favela, mas, graças ao PVCR terei a oportunidade de realizar esse sonho “, diz, radiante. Também aprovada para a PUC, Lorenna Almeida, 19 anos, está ansiosa para iniciar o curso de Biologia, mas conta que teve que se dividir entre os estudos e a paixão pelo futevôlei. “Eu amo praticar esportes, especialmente futevôlei, mas tive que me dedicar mais aos estudos na reta final para a prova, sem abandonar o esporte, claro, pois, ele ajuda a oxigenar melhor o cérebro e desestressar nessa fase tão tensa”, explica.

Mas nem só de aprovações são feitas as estórias de superação. Rizonete Silva, uma paraibana arretada, que só teve a oportunidade de concluir o ensino médio em 2017 aos 55 anos e que sonha cursar História, foi aluna do Pré-Vestibular em 2019, mas teve que interromper as aulas devido a um acidente doméstico que deixou seu tornozelo inchado durante algumas semanas. Com três filhos e quatro netos, ela ficou frustrada por não conseguir sair de casa, na parte alta da favela, para frequentar as aulas. “Eu fiquei muito triste, mas não vai ser agora que vou desistir. Em 2020 eu irei estudar no pré novamente, muita gente fala que é besteira querer estudar nessas idade, mas consegui me formar no ensino médio e agora quero cursar a faculdade e dar exemplo para meus filhos e netos”, afirma esperançosa.

O Pré-Vestibular Comunitário é um exemplo de sucesso e vem mudando o perfil dos moradores. O PVCR funciona desde 1994 e é formado por voluntários, na maior parte moradores da comunidade e ex-alunos. Marcos Barros, jornalista e morador da Rocinha, coordenador e professor de redação, fala com orgulho sobre o projeto. “São muitos desafios, nosso trabalho é não deixar faltar voluntários e manter todos motivados para que os alunos tenham toda a estrutura possível para um aprendizado eficiente. 2019 foi um ano complicado, tivemos muitos problemas extrassala, mas tentamos não deixar isso influenciar os alunos. Durante décadas o PVCR foi o único pré-vestibular da favela, mas ano passado surgiu o Pré Só Cria e ajudamos eles com nossa experiência e unimos forças em prol dos jovens da Rocinha”.

Diferentemente dos pré-vestibulares particulares, o PVCR tem a missão de formar sujeitos críticos e criar consciência coletiva para que isso se reflita na comunidade como um todo. Apesar de ter coordenadores, o movimento social funciona como um colegiado, em que todos têm autonomia para propor ideias e as decisões são tomadas democraticamente. As redes sociais são usadas para comunicação entre o grupo e para a divulgação de dicas importantes aos alunos.

O PVCR não possui sede fixa, financiamento ou apoio externo e o espaço é cedido pelo Movimento Social de Comunicação Comunitária – TV Tagarela, situado na parte baixa da favela. Os alunos pagam uma mensalidade simbólica de 25 reais, utilizada para arcar com os custos de fotocópias e a manutenção do espaço.

O Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha está com inscrições abertas até o próximo dia 17, e as provas serão nos dias 18 e 19 de janeiro. É cobrada uma taxa de 20 reais. Mais informações pelo Instagram @pvcr.rocinha, pela página do facebook do projeto ou ainda pelo WhatsApp (21) 99582-4400.

Marcos Barros

Cria da Rocinha, jornalista, coordenador de comunicação e professor voluntário do Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha. Atuante no FavelaDaRocinha.com desde 2010.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

Que a partir da década de 50, houve um aumento de migração de nordestinos para o Rio de Janeiro, direcionando-se em parte para a Rocinha.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk jovens leitura literatura maré morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

[instagram-feed]
bpr_1475537716
logotipo_PVCR_400x400
WhatsApp Image 2018-07-31 at 13.22.12
SSS
Screenshot_20190325-145855
Screenshot_20190325-144243
Screenshot_20190325-144113
PEQUENO EMPREENDEDOR
capacitare
© 2022 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme