FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

O caminho do trainee que saiu da Rocinha e chegou à Ambev

Posted on 29 de julho de 201529 de julho de 2015 by Leandro Lima
Luiz Fernando sofria preconceito ao andar na Rocinha de terno e gravata (Foto: Exame)
Luiz Fernando sofria preconceito ao andar na Rocinha de terno e gravata (Foto: Exame)

Todos os anos dezenas de milhares de candidatos tentam a aprovação no programa de trainee da Ambev, um dos mais cobiçados – e, portanto, concorridos – do Brasil.

Neste ano, um dos jovens do seleto grupo de aprovados é Luiz Fernando Souza que estreou em janeiro no programa. Sua trajetória de esforço e dedicação fez com que sua sorte mudasse algumas vezes em apenas duas décadas de vida, boa parte delas vividas na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.

A primeira virada

Como estudante da rede pública de educação, Luiz viu sua sorte mudar a primeira vez aos 13 anos com a visita de uma entidade privada à escola. Entre quase 1.500 inscritos em 2005, o jovem ficou entre os 122 alunos selecionados para ganhar uma bolsa integral em um colégio particular.

Após uma série de avaliações, como provas de português, conhecimentos gerais, lógica e entrevistas em grupo, ele foi transferido para uma instituição de ponta.

O apoio partiu do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) que trabalha para dar acesso a jovens talentos de baixa renda em programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. “Durante dois anos, para acompanhar a turma, estudei nas duas escolas ao mesmo tempo”, diz Luiz. Além da mensalidade, a bolsa também garantia a alimentação, gastos com transporte e o material escolar.
No meio do caminho, outros estudantes acabaram desistindo do processo – o programa exige que o aluno mantenha boas notas. Mas, não Luiz.

Faculdade de Direito

A dedicação nos estudos e o incentivo de seus professores do ensino médio, que enxergaram nele um forte potencial, o levaram a optar pelo curso de Direito, anos depois.

O objetivo estava traçado e na mira estava a PUC-Rio. Era a chance de ajudar seus pais e ter uma vida melhor, fora da Rocinha. “Todos os dias eu passava em frente ao campus e dizia aos meus pais: um dia eu ainda vou estudar lá”, descreve.

O estudo diário para o processo de seleção de bolsas da universidade rendeu frutos. Além do auxílio, Luiz também garantiu uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Em pouco tempo, estava estudando e trabalhando. Durante os cinco anos de faculdade, estagiou em grandes escritórios, como Mattos Filho Advogados e chegou a ser efetivado no fim de sua graduação.

Porém, a vida na Rocinha não era fácil. Além da falta de segurança na comunidade, Luiz sofria preconceito ao subir o morro de terno e gravata depois do trabalho. “O clima não era legal. As pessoas me viam e me chamavam de pastor por conta da minha roupa”, diz. Com auxílio de bolsa da Fundação Estudar, que tem como objetivo potencializar jovens talentos por meio de orientação, preparação e financiamento de carreira, ele conseguiu alugar um apartamento em outra região.

A grande virada: o trainee da Ambev

No ano passado: mais uma mudança. Agora advogado, Luiz foi um dos 70 mil inscritos no programa de trainee da Ambev e um dos 24 aprovados.

A decisão de largar o escritório para ser trainee veio com a vontade de enfrentar novos desafios. “Acomodar-me não era uma opção. Quis fugir da minha zona de conforto”, relata.

A preparação para as etapas foi feita com muito estudo sobre a empresa e seus valores – ele não chegou a se inscrever em outros programas. De acordo com a professora de Gestão de Carreiras do Ibmec/RJ, Lucia Oliveira, a maioria dos jovens brasileiros participa de oito ou mais processos seletivos de trainee, mas estima-se que mais de 40% não são aprovados.

Segundo Luiz, que hoje mora em São Paulo e segue em uma das etapas do programa, a principal dica para alcançar um cargo em uma grande companhia é ter vontade e saber realmente qual o motivo de querer trabalhar naquele lugar. “As empresas apostam em pessoas que querem trabalhar em longo prazo e que tenham brilho nos olhos. É preciso saber aonde se quer chegar e não pensar só no dinheiro”. Seu próximo sonho: tornar-se sócio da companhia.

 

Da Exame

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Foi morador da Rocinha de 1982 a 2018 e criou do portal FavelaDaRocinha.com em 2008. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), foi correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera da TV Globo e fotojornalista de diversas agências nacionais e internacionais.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

Que a Estrada da Gávea, principal via da Rocinha, foi asfaltada em 1938 para receber a famosa "Corrida das Baratinhas"?

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk Governo jovens leitura literatura morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

Follow @@faveladarocinha
Followers: 13351
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos gratuitos. A escola, que há 23 anos oferece formação profissional na indústria criativa, seleciona jovens das periferias para novas turmas. https://t.co/4KLm4wy5LE
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
Nau Rocinha retoma atividades com as primeiras turmas de 2023.
https://t.co/2XFLazxAO5
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
O projeto TMJ Rocinha + Sustentável foi apresentado hoje no Complexo Esportivo da Rocinha mostrando a importância da intervenção e o impacto social e sustentável que a Rocinha receberá com diversas ações. Confira em nosso site: https://t.co/JMK9WJGfdc
View on Twitter
0
1

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2023 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme