
A I Mostra Artística FavelaDaRocinha.com foi realizado no Planetário da Gávea, no período da Rio +20, uma conferência realizada cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Utilizando todos os espaços do planetário, o evento contou com diversas atrações da Rocinha. Um dia inteiro com música, teatro, artes, recreação, literatura, fotografia e cinema.
Joilson Pinheiro, poeta, autor de diversos livros e morador da Rocinha foi um dos participantes do evento. Ele citou alguns de seus poemas e acompanhou sua convidada, Ingrid Braga, que o acompanha em seu sarau mensal na Rocinha, para cantar músicas de sua autoria. Também presentes, o grupo Bando Cultural Favelados marcou presença apresentando alguns esquetes com temas voltados a segurança pública e criatividade na favela.
Wark no espaço externo do planetário, realizou oficinas de arte com crianças presentes no local. Conhecido mundialmente por seus grafites, ele criou um painel ilustrado com a temática sobre sustentabilidade. Wark também estampou algumas camisetas para presentear os convidados.
Dentre as várias atrações musicais, o Grupo de Break Consciente da Rocinha, o GBCR, com suas letras marcantes sobre favelas, envolveu o público também com a dança, misturando break com hiphop, cantado pelo MC Oz, morador da Rocinha. Eles retrataram a realidade da favela e de forma bem criativa, o público participou criando rimas.