FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

’Garagem das Letras: a resistência literária que transforma

Posted on 23 de janeiro de 201821 de janeiro de 2018 by Eduardo Carvalho
O espaço literário na Dionéia (foto: Michel Silva)

Ao pensar em uma garagem, adicione a ela muitos livros, jogos, produtos naturais e até pontos de internet. A desconstrução desse local que serviria apenas para abrigar veículos foi remodelada e concretizada há quase três anos, quando em uma iniciativa para transformar a vida dos moradores da Rocinha (sobretudo os jovens) através da literatura, a italiana Bárbara Olivi fundou a ‘’Garagem das Letras’’, sediada na Dionéia, e que hoje é um dos únicos espaços literários na favela que resiste após o fechamento da Biblioteca Parque, o C4.

Em entrevista ao FaveladaRocinha.com, a diretora da instituição conta o que a motivou para a criação do espaço, além de avaliar com tristeza o fechamento da Biblioteca ‘’A Biblioteca precisava de um acolhimento mais caloroso e menos burocrático’’. Bárbara revela ainda seus desejos para o futuro ‘’Meu sonho é alguém chegar aqui, pegar um livro, ler e tirar um cochilo, que significa ‘tô bem, tô em paz aqui’.

 

Como nasceu a ideia para criação da Garagem?

Bárbara Olivi: Acho que fundamentalmente por uma paixão, e a leitura pra mim é um ato de amor. Minha mãe sempre conta que quando eu era pequena, ela me presenteou com o livro ‘’Pinóquio’’ e desde então, nunca mais larguei nenhum. Os livros me fascinam. Na Europa sempre existiram cafés literários e isso sempre me impactava. Eu pensava ‘’Um dia terei um’’. Até que com o PAC 2 houve a derrubada de um espaço onde eu já havia tentado realizar a ideia do café, mas nunca conseguia. Com o reembolso do PAC, partimos à procura de uma casa e nós achamos esta da Dionéia. Pensei ‘’chegou, é essa’’. O que me impressionou não foi a casa e sim a garagem. Eu tinha este sentimento de que seria em uma garagem e que nela iria nascer todo o projeto.

Como é desenvolver um trabalho de resistência literária sem nenhum patrocínio e como avalia o fechamento do C4?

Bárbara: Demorou muito para sair do papel. Tivemos de escrever o projeto e buscar financiadores que comprassem a ideia e a casa. Compramos na verdade em 2011 e só abrimos em 2015, mas desde 2010 o objetivo era esse. Diz o ditado ‘’quem tem fome, tem pressa’’. Não era o caso, porém o sentido que dou era de que a minha fome era e é de sabedoria. Sobre a Biblioteca: seu fechamento é um desastre. Qualquer projeto que acabe é um luto, seja ele pequenino ou até mesmo fantástico, como o caso da Biblioteca. A gestão tinha problemas pela existência da própria estrutura do governo. Precisava de um acolhimento mais caloroso e menos burocrático. Vai continuar sendo um luto se não reabrir efetivamente.

O que esperam para o futuro dos jovens e crianças que utilizam o espaço?

Ainda não realizamos o meu desejo principal: virar uma referência. Queria que a ‘’Garagem’’ fosse um lugar onde os jovens saibam que podem entrar em qualquer momento e que serão bem acolhidos e passarão um tempo conosco em atividade saudáveis. Conversando, fazendo artesanato, fotografia, jogando. E óbvio: lendo. Os jovens entram aqui e é um ambiente sem vícios, um espaço de alegria. Temos aqui um outro olhar sobre a vida, onde todos tem direito a carinho, respeito, ao conforto. Meu sonho é alguém entrar, pegar um livro, ler e até tirar um cochilo. Isso significa ‘’tô bem, tô em paz aqui’’.

Há projetos de expansão da ideia ou mesmo do ambiente?

Meu objetivo é melhorar o local. E no momento onde precisarmos de mais espaço, vamos querer fazer parcerias. Sempre desenvolvemos ideias com outras iniciativas, porque se estamos na Rocinha e queremos que ela seja beneficiada, não me importa se iremos fazer isso nas minhas dependências ou em outras. Temos que nos juntar como coletivo para que o benefício chegue.

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho, ou apenas, Edu. Jovem estudante de Comunicação Social – Jornalismo na PUC-Rio, repórter e ativista social. Coleciona em sua bagagem de 20 anos participações em eventos como Onda Cidadã no Cariri; a Bienal do Livro no Rio; Flip e Flup, mostrando um pouco sobre seu trabalho ao retratar assuntos do dia-a-dia em sua escrita do local onde reside: a Favela da Rocinha. Foi participante do #OcupaMaurois, nome dado a ocupação que durou 2 meses no colégio onde estudou. Hoje é colaborador do programa Conversa com Bial, da TV Globo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

Além da plantação de café, no decorrer da primeira metade do século XX, haviam plantações de legumes e verduras que eram vendidas pelos próprios moradores, daí a origem do nome “Rocinha”.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk Governo jovens leitura literatura morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

Follow @@faveladarocinha
Followers: 13351
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos gratuitos. A escola, que há 23 anos oferece formação profissional na indústria criativa, seleciona jovens das periferias para novas turmas. https://t.co/4KLm4wy5LE
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
Nau Rocinha retoma atividades com as primeiras turmas de 2023.
https://t.co/2XFLazxAO5
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
O projeto TMJ Rocinha + Sustentável foi apresentado hoje no Complexo Esportivo da Rocinha mostrando a importância da intervenção e o impacto social e sustentável que a Rocinha receberá com diversas ações. Confira em nosso site: https://t.co/JMK9WJGfdc
View on Twitter
0
1

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2023 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme