
A Biblioteca Parque da Rocinha (C4) será reaberta em 20 dias, segundo anúncio feito dia 4 pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, durante visita ao local ao lado dos secretários de Cultura do estado e do município.
Administrada pelo governo estadual, a biblioteca está fechada desde dezembro do ano passado por falta de verbas. Crivella decidiu liberar R$ 1,5 milhão em recursos do município para que a Biblioteca Parque da Rocinha possa ser reaberta.
A secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, comemorou o anúncio de reabertura do espaço cultural. “Estou muito feliz de assumir esse compromisso com a comunidade da Rocinha. Missão dada [pelo prefeito] é missão cumprida. Reabrir essa biblioteca é uma questão também de ajudar no desenvolvimento humano a partir da educação e cultura”, afirmou.
A Biblioteca Parque da Rocinha tem 1,6 mil metros quadrados, e conta com cineteatro, DVDteca e salas multiúso para cursos. Com o valor anunciado, a biblioteca poderá ter seu funcionamento garantido por dois anos.
O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni, disse que a Biblioteca Parque já tem equipes de limpeza e segurança, e que na próxima segunda-feira (9), sai o resultado da licitação da empresa que vai contratar o restante dos funcionários. “O estado hoje, infelizmente, está com um atraso enorme em seus pagamentos. A reabertura dessa biblioteca só está sendo possível porque estamos com uma grande parceria com a prefeitura”.
Texto: Douglas Corrêa
Matéria de Agência Brasil clique aqui