A prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu autorização para prosseguir com a instalação do tomógrafo na Igreja Universal do Reino de Deus, na entrada da Rocinha. A decisão foi obtida na noite desta sexta-feira (15), através do Plantão Judiciário. As obras tinham sido suspensas por outra decisão judicial, na última quarta-feira (13), que havia impedido a instalação do equipamento no terreno da igreja.
“Estudos técnicos apontam que o único local onde é viável a instalação de tomógrafo e enfermaria com 24 leitos na comunidade da Rocinha é o terreno composto pelo estacionamento e quadra esportiva da Igreja Universal daquela localidade, cedido mediante comodato ao Município do Rio de Janeiro, em razão de suas dimensões e do fácil acesso a veículos de qualquer porte, eis que destinado a exames da população de vários bairros”, afirma a decisão do desembargador Rogério de Oliveira Souza.
O texto destaca ainda a impossibilidade de instalação do equipamento na quadra da escola Acadêmicos da Rocinha ou no Complexo Esportivo, pela dificuldade de acesso aos veículos, peso do tomógrafo e necessidade de adequação da rede elétrica.
Prefeitura diz que situação é temporária
Em nota ao FavelaDaRocinha.com, a prefeitura argumenta que “o tomógrafo que está sendo montado no estacionamento da igreja é uma instalação provisória. O objetivo é atender a região neste período de pandemia, quando o diagnóstico rápido é fundamental para salvar vidas. Depois, os tomógrafos serão direcionados a unidades de saúde do município, em caráter permanente. O critério de escolha dos locais para montagem dos tomógrafos levou em consideração a infraestrutura para instalação rápida dos equipamentos e a proximidade do metrô”.

Vale ressaltar que o desembargador que autorizou a obra é o mesmo que, em fevereiro de 2020, devolveu os mandatos de dois dos cinco deputados estaduais presos na Operação Furna da Onça, braço da Lava-Jato, que respondiam por crimes de associação criminosa e corrupção passiva. Ele foi homenageado, em 2006, pelo deputado André Corrêa (DEM), um dos alvos da mesma investigação.