
Segundo Ana Lucia Silva, idealizadora do projeto Cia Livre de Dança , para seguir a profissão de dançarino tem que ter fé” e complementa: “A dança me escolheu”, pois sua formação primária é Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e a segunda é a Dança. Ana Lucia veio de uma família tipicamente folclórica, seu avô teve 11 filhos e jogava Maculelê, samba de roda numa casa de senzala. O pai trabalhou para um dos donos dos terrenos da Rocinha como caseiro.
Nascida e criada na Rocinha, ela diz que a favela é seu palco e completa dizendo que é um desperdício a cultura ainda não ser valorizada no Brasil, visto a riqueza cultural existente, e ressalta: “Seja qual for a manifestação artística: música, dança, teatro, artes visuais, a criança/adolescente está meio caminho andado para o sucesso”.
Ana Lucia acredita na dança para a Rocinha e para vida, pois aperfeiçoa a interação com o outro, alimenta a autoestima, une povos e beneficia a saúde do corpo e da mente. Levar o nome da Rocinha para o Festival de Joinville é orgulho para Ana Lucia, já que a Dança possibilita essa oportunidade para as crianças em conhecer outra realidade na participação de festivais internacionais. A Companhia de Dança também faz intercâmbios, o que propicia troca de culturas para os alunos. No ensejo, fizeram uma viagem em agosto de 2013 para apresentar tributo ao Tambor com percussão de Alexandre Pires e Mikael David e retornaram em julho de 2014 para estudar moderno.
A Cia Livre de Dança tornou-se Ponto de Cultura em Janeiro de 2014 e o apoio foi de suma importância no processo de crescimento do segmento cultural, Ana Lucia acredita que esse tipo de fomento deve ser contínuo para fortalecimento da Cultura no Brasil. A Cia Livre de Dança existe há 15 anos e é um sonho realizado de Ana. São aplicadas aulas de Balé, Jazz, Afro Brasileiro, Percussão, Teatro infantil e Contemporâneo e Hip Hop.
Informações:

Aulas Gratuitas – Ponto de Cultura:
- Afro Brasileiro com jovens e crianças
- Percussão – Professor: Alexandre Pires
- Teatro infantil e Contemporâneo – Professor: Emilene Lima
- Hip Hop – Professor: Tiago Rosa
Confira os horários das atividades:
- Segunda e quarta – Balé e Jazz – 20h às 21h45
- Terça e quinta – Balé e teatro – 20h às 21h45
- Sexta – 17h às 21h – Percussão, Hip Hop, Afro Brasileiro e Ensaio da Cia Jovem.
- Terça, quinta e sexta – 20h às 21h45min – Ensaio da Cia Jovem.
Contatos:
Telefone: 968955974
Endereço: Via Ápia, 44/301
Página no facebook: https://www.facebook.com/groups/248154028633543/?fref=ts