Em parceria com a Comunidade Door e o Alô Social, a Central Única das Favelas (Cufa), lançou, nesta sexta-feira (25), o projeto Mães da Favela ON, no Rio de Janeiro. O programa é o maior projeto de conectividade em favelas já feito no Brasil, com o objetivo de levar internet gratuita para dois milhões de pessoas até julho de 2021. A iniciativa é uma continuidade do ‘’Mães da Favela’’, que impactou quase cinco milhões de brasileiras, em mais de 5 mil favelas onde a Cufa atua. A ideia do projeto é combater o isolamento digital nestes territórios.
A Rocinha é a primeira favela do Rio de Janeiro a receber a ação. O lançamento aconteceu na Quadra da Roupa Suja. No evento, o sinal de wi-fi foi liberado para a conexão e contou com a distribuição de chips para as mães cadastradas. Para que a plataforma seja aproveitada como uma ferramenta de retomada econômica e educacional nesses territórios, o projeto dará acesso a conteúdos voltados para esses temas.

A ação vai disponibilizar conexão aberta à internet em diversos pontos de 150 complexos de favelas nos 26 estados do país, mais o Distrito Federal. Além disso, haverá a distribuição de 500 mil chips para mães cadastradas nas bases da Cufa em quase 5 mil favelas.