
O morador da Rocinha não teve muitos motivos para acordar alegre na manhã de hoje. No início da noite de quarta-feira, a comunidade presenciou uma das piores chuvas já vistas até então. Entre 18h e 22h45 choveu 140,8 milímetros, segundo dados do site do G1. Das cinco mortes ocasionadas pela chuva, uma moradora é da Rocinha, que faleceu por conta de um AVC.
Se a forma intensa que a água caia já preocupou, aos poucos os estragos causados por ela iam deixando famílias desesperadas.
São muitos os vídeos que circulam nas redes sociais mostrando a magnitude do problema. Carros carregados, lixo para todo lado, casas desmoronando e até mesmo uma pessoa sendo levada pela correnteza. Alguns moradores retrataram as tristezas vividas durante a noite
O universitário Vinicius Daniel, de 20 anos, mora em frente a entrada da localidade do Trampolim, onde um veículo foi arrastado pela força da água.
“Graças a parada do ponto de ônibus, o carro bateu e ficou”. Antes, o veículo já havia batido na frente da farmácia que dá direto para a calçada. Sobre o trabalho de retirada da água, o morador conta a constância de ocasiões parecidas com o visto ontem. “O mesmo desespero de sempre, tirando água do corredor até meu quarto, que ficou alagado pela água que veio da laje”, conta ele. “O asfalto da rua que tinha sido restaurado aqui em frente de casa foi arrancado, levantou tudo”.
Houveram regiões, como a Rua 4, onde árvores foram derrubadas pela forte ventania. José Antônio Monteiro, garçom de 50 anos, compartilhou a aflição de um vizinho, que além de ser dono do carro, viu as águas tomarem sua casa.
“Lá pelas 21h ou 22h, começou a chuva mais forte. Na minha laje caiu um bando de coisa, como a tampa de caixa d’água do vizinho, que a ventania trouxe”. José Antônio comenta sobre os caminhos futuros para salvar o que não foi levado pela chuva, com pesar. “O negócio agora é limpeza. Muitos tiveram despesas, principalmente quem trabalha com o carro.”
Para ajudar em auxílio as vítimas da chuva na Rocinha, um ponto de apoio organizado é a Primeira Igreja Batista da Rocinha, na Estrada da Gávea – n° 436. Água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza compõem a lista para doação.