Nesta quarta-feira (09/09) ocorreu, às 9h, o “Café com Saúde”, na Escola de Surf da Rocinha, encontro que reuniu as mídias comunitárias da Rocinha para debater a promoção de informação qualificada sobre os serviços ofertados por cada instituição de Saúde na Rocinha.
Elena Britto, Coordenadora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), diz: “O grande problema da saúde é a desinformação. A comunidade não sabe os serviços que cada instituição de saúde oferece”.
Ricardo, presidente da Associação do Laboriaux, e Willian de Oliveira falam das questões que devem ser trabalhados em conjunto com a saúde como a depressão e a drogadição, que muitas vezes acabam se tornando um problema de segurança. Ricardo enfatiza que é preciso mais investimentos no quesito informação. Antonio Xaolim, presidente da Câmara Comunitária da Rocinha, falou sobre a humanização na relação médico e paciente e como pode essa relação pode ser melhorada.
Os representantes de saúde concordam que o contato com as mídias locais é estratégia significativa para o alcance da saúde na vida do usuário da comunidade. Os encontros, chamados de “Fórum de Comunicação em Saúde”, ocorrerão, à princípio, na segunda quarta-feira de todos os meses, na Escola de Surf da Rocinha. Na primeira pauta os representantes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) responderão quais são os serviços que ela oferece e as mídias comunitárias farão a disseminação da informação sobre saúde qualificada.
Próximo Encontro: 14/10 – Quarta-feira
Local: Escola de Surf Rocinha endereço Rua Bertha Luthz 84, São Conrado
Horário: 9h