FavelaDaRocinha.com
Menu
  • Notícias
  • Ações Sociais
  • Colunistas
    • Leoni
    • Luiz Carlos Toledo
    • Tico Santa Cruz
    • Guilherme Campos
    • Marilia Pastuk
    • Marcos Barros
    • Binho Cultura
    • Fabiana Escobar
    • Fernando Ermiro
    • Hosana Pereira
    • Guilherme Rimas
  • Fala Tu
  • EQUIPE
Menu

Biblioteca Parque da Rocinha permanece fechada e vê mais uma promessa sendo descumprida

Posted on 20 de janeiro de 201820 de janeiro de 2018 by Leandro Lima
Moradores protestam em frente a Biblioteca Parque da Rocinha contra o fechamento do espaço (foto: Flávio Carvalho)

O prefeito Marcelo Crivella, em visita à Rocinha no dia 04/10, disse em uma entrevista, que estaria liberando R$ 1,5 milhão, com recursos do Município, para a reabertura da biblioteca, e segundo o prefeito, em 20 dias a Biblioteca Parque da Rocinha (C4) estaria de portas abertas.

O secretario estadual de Cultura, André Lazaroni, também informou na época, que as equipes de limpeza e segurança já estavam contratadas e que ainda em outubro sairia o resultado da licitação para a contratação dos demais funcionários. “A reabertura dessa biblioteca só está sendo possível porque estamos com uma grande parceria com a prefeitura”, disse na época para a agência de comunicação EBC.

Em dezembro de 2016, o C4 situado no meio do morro, fecha as portas para o público e os funcionários são dispensados de seus cargos. Em um ano, o C4 deixa de atender milhares de visitantes e os livros que eram emprestados agora ganham a poeira do abandono. “Chegamos a atender 7 mil usuários por mês. Apenas 10% deste público era leitor, mas havia um plano de trabalho para que a médio prazo este número aumentasse. Formação em leitura é um trabalho que demanda tempo e persistência. A maior parte do público era de crianças e jovens” disse Daniele Ramalho, diretora do C4 no período de janeiro de 2012 a novembro de 2014.

Fernando Ermiro é morador da Rocinha e um dos ex-funcionários que integrou a equipe da biblioteca desde a inauguração. “O espaço por sua existência estimulava escritores locais, todos desengavetaram seus projetos e assumiram a ideia de escrever e publicar. O que a Rocinha perdeu, foi mais do que um espaço de fruição, comunicação e encontro, perdeu fomentos a diversos autores que estavam narrando suas vidas e suas ficções, e agora estes projetos estão de volta à gaveta, além das crianças leitoras que se poderiam se tornar autoras, mas tenho esperança que mesmo assim elas se tornem”, afirma Fernando.

Daniele lembra dos tempos como diretora e das atividades que já aconteceram na biblioteca. “Numa mesma semana recebíamos atividades como uma palestra do escritor Leonardo Boff para a corporação da UPP, uma formação para agentes de saúde ministrado pela equipe de Maria Helena, do Centro Municipal de Saúde Dr. Alberto Sabin, programávamos contação de histórias com nosso mediadores para alunos das escolas da Rocinha, palestras de filosofia com professores da Casa do Saber, encontros do Rocinha Sem Fronteiras, exposições realizadas em parceria com Instituto Moreira Salles e Museu Sankofa Memória e História da Rocinha, oficinas de grafite com Wark. Atendíamos todas as idades e perfis de pessoas, moradores de diversos sub-bairros, mesmos os mais distantes da Cachopa, onde a biblioteca está localizada” disse a ex-diretora.

Moradores também sofreram com o impacto da perda do C4 da Rocinha. Debora Corrêa, de 19 anos, era uma visitante assídua do espaço e também participava de muitas atividades que o C4 oferecia. “Eu conheci o lugar através de amigos que frequentavam. Nós marcávamos um horário para irmos todos juntos. Eu via filmes, apresentações de teatro, usava os computadores e fazia pesquisas, pegava livros, fazia yoga… a biblioteca estimulava muito a leitura. Minha irmã e eu não estamos lendo hoje em dia o que líamos na época que visitávamos o C4”, lamenta Debora.

“A população precisa se engajar mais uma vez, da mesma forma que se engajou para este espaço existir, pedindo a sua reabertura. A Rocinha tem atores sociais bastante maduros que já estão batalhando por esta questão. Mas esta causa deve ser de todos os moradores e também da cidade.” diz Daniele.

A biblioteca permanece fechada. Até a conclusão desta edição não obtivemos nenhum posicionamento da prefeitura sobre a atual situação do C4.

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Foi morador da Rocinha de 1982 a 2018 e criou do portal FavelaDaRocinha.com em 2008. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), foi correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera da TV Globo e fotojornalista de diversas agências nacionais e internacionais.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia?

Que a partir da década de 50, houve um aumento de migração de nordestinos para o Rio de Janeiro, direcionando-se em parte para a Rocinha.

Procurar no site

Comentários dos leitores

  • Naluh Maués em Meu pequeno grande milagre
  • Cely em Meu pequeno grande milagre
  • Joelma em Meu pequeno grande milagre
  • taillon em Beco nosso de cada dia
  • Maria Ines em Oficinas do Sesc/Senac na Rocinha! Inscrições Gratuitas!

Tags

ajuda arte Biblioteca Borboleta C4 carnaval Cinema comunidade crianças Cultura dinheiro economia educação esporte favela fotografia funk Governo jovens leitura literatura morador moradores morro morte Música oportunidade Parque PM polícia política projeto Rio de Janeiro rocinha saneamento saúde segurança social São Conrado teatro turismo upp vestibular Vidigal violência

Instagram

Follow @@faveladarocinha
Followers: 13351
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos gratuitos. A escola, que há 23 anos oferece formação profissional na indústria criativa, seleciona jovens das periferias para novas turmas. https://t.co/4KLm4wy5LE
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
Nau Rocinha retoma atividades com as primeiras turmas de 2023.
https://t.co/2XFLazxAO5
View on Twitter
0
0
faveladarocinha.com faveladarocinha.com ·
@FavelaDaRocinha
O projeto TMJ Rocinha + Sustentável foi apresentado hoje no Complexo Esportivo da Rocinha mostrando a importância da intervenção e o impacto social e sustentável que a Rocinha receberá com diversas ações. Confira em nosso site: https://t.co/JMK9WJGfdc
View on Twitter
0
1

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
© 2023 FavelaDaRocinha.com | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme