Os Malditos Shakesperianos, de Cico Caseira, que será apresentado na Biblioteca Parque da Rocinha C4, 28 desse mês, às 17h, é composto por jovens atores moradores do Vidigal. A ideia do espetáculo é promover a arte cênica viabilizando o acesso às obras clássicas da história da humanidade de maneira mais despojada.
A peça é um processo criativo entre professor e alunos, elaborado na aula de teatro que Cico ministrava no projeto Nós do Morro que oferece formação na área teatral. O nome emblemático foi escolhido propositalmente para marcar a resistência e ao mesmo tempo a entrada da arte em lugares de difícil acesso, onde não é considerada como produto básico e fundamental de cidadania.
O diretor e cineasta Sérgio Ricardo foi uma das pessoas que assistiram a peça no Cafofo da Nega, no Vidigal e se surpreendeu com a performance.
“Fico surpreso de ver no Vidigal uma encenação tão atraente desempenhada com grande talento por artistas e diretor arrojados, encarando um cordel de trechos clássicos do renomado autor inglês”, afirma Sérgio.
A peça tem duração de 60 minutos e faz adaptação das mais conhecidas obras de Shakespeare como: Romeu e Julieta, A Megera Domada, Macbeth, Hamlet, poemas e clássicos sonetos. Cada narrativa retrata histórias conhecidas pelo grande público de diferentes classes sociais.
“Nosso projeto procura uma aproximação direta entre o autor clássico, os atores e uma plateia contemporânea. Como Shakespeare era um autor popular na sua época, pode hoje em dia chegar através de atores jovens a todas as plateias, independentemente de sua classe social e escolaridade”, diz Cico.
Serviço
Espetáculo: Os Malditos Shakespearianos
Data: 28 de maio
Horário: 17h
Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4
Endereço: Estrada da Gávea, 454
Classificação: 10 anos
Gratuito