A Narcóticos Anônimos (N.A.) são sociedades sem fins lucrativos de mútua ajuda para homens e mulheres cujas vidas foram ou são controladas pelas drogas. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar entorpecentes. Nas reuniões há trocas de experiências onde o visitante pode expor sua situação ou apenas ouvir os companheiros.
Existe um programa e a cada etapa superada a pessoa ganha uma medalha ou muda de faixa como incentivo. Ela recebe sugestões de como enfrentar a abstinência e de que forma pode alterar os hábitos para evitar recaídas. Para isso, pode escolher um padrinho que o acompanhará mais de perto. É importante ressaltar que nada é obrigatório. A média de idade que já foi de 30 anos tem diminuído e há casos de crianças de 12 anos que foram pedir ajuda.
A N.A. é auto sustentável e sem vínculos com qualquer tipo de organização ou religião. Periodicamente, há reuniões regionais com outros grupos da N.A. para confraternização e melhoria dos serviços prestados.
Um membro que prefere não se identificar adverte: “Quem realmente gosta de você, não te oferece drogas e o álcool também é uma droga que destrói a vida de muitas pessoas”. A dependência química é encarada como uma doença física, mental e espiritual e que pode levar à morte.
A N.A. da Rocinha fica na Estrada da Gávea 445 – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – lugar conhecido como Fundação. As reuniões são realizadas nas quintas e sextas feiras às 19h30 e aos domingos às 18 horas. Para maiores informações visite o site www.na.org.br.