Favelas são tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. Nesse compilado aqui, mostramos particularidades da Rocinha que todo morador veterano já está careca de saber:
1- Mototaxistas e a pergunta: “pra onde?”
A maior preocupação de muitos mototaxistas não é saber o seu destino. Ele quer saber se você quer ir para a Vila Verde, Cachopa e Laboriaux. Caso sejam essas opções, prepare-se para uma possível resposta negativa. Alguns até ignoram e passam direto.
2- Pontos de referência que perpetuaram.
Portão Vermelho, DPO da Rua 4, Casa da Paz, garagem da Fundação… A UPP Social até que tentou repadrinhar algumas regiões, mas mesmo com tantas mudanças, certos locais ainda mantêm seus nomes, apesar de não manterem suas características.
3- A tradicional queima de fogos do Atalho.
Quem já passou o réveillon na Rocinha sabe do que se trata. Os caras não fazem feio e um pouco depois da virada, eles dão as boas vindas ao ano novo com um espetáculo que faz qualquer novato de Rocinha ficar de queixo caído.
4- Motoristas de ônibus da Rocinha.
Esses profissionais aprendem na Rocinha e ganham experiência para dirigir em qualquer lugar do mundo! Onde já se viu um ônibus passar pelo outro “tirando fino” em pleno meio dia com o veículo lotado? Ainda há aqueles que mesmo com ônibus pequeno, precisa fazer um esforço para realizar a curva na Rua 1 ou na Curva do S. Mas esses são apenas questão de tempo para depois descer o morro de madrugada em menos de 10 minutos.
5- Variedades de opções de compra.
Alguém aqui já foi na feira de domingo no Caminho do Boiadeiro? Além de frutas e legumes, há também barracas de comidas nordestinas, utensílios domésticos e até repentistas vendendo CD’s. Também temos a Feira de Itaipava no Emoções. Vai de Subway/Cacau Show a consertos de panelas!
6- Delivery quase “não delivery”.
Ligar para um restaurante e pedir comida de casa é uma vantagem e tanta para meros mortais. Porém alguns restaurantes da Rocinha não usam os becos e muitos moradores precisam sair de casa para ir até a Estrada da Gávea buscar seu pedido.
7- Rocinha ainda é uma roça.
Faltou luz? Os vizinhos ficam gritando uns para os outros perguntando ” Faltou luz aí também?”. Outra coisa interessante é que alguns garotos se aventuram nas matas para pegar jaca (e outras frutas) para vender pelos becos. Ainda há os clássicos vendedores de vassouras e tapetes e seu carnê de parcelas. Certas coisas nunca mudam.
8- Diversidade cultural.
Um lugar onde existe artistas renomados como MC Junior e Leonardo, o cantor Charlys da Rocinha, grupos de pagode, funk, rock – como o Maldita – e até um grupo de motociclistas! Só na Rocinha mesmo.
9- Sim. Temos um super herói! É o Rambo da Rocinha! Precisa dizer mais?
10- A cada ano de censo do IBGE os moradores da Rocinha já sabem do resultado.
Eles sempre vão dizer que a Rocinha não passa de 70 mil habitantes. Somos muito mais que isso!
Contribua você também! Sabe de algo que só na Rocinha você vê? Comente aqui embaixo e dê sua contribuição.
Existem também 4 agências bancarias que são elas: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica.
Podemos contar também com Lotéricas e agencias de correios tudo isso dentro da Rocinha.
A pergunta é; qual é a favela do Rio que tem 4 agencias bancaria??
Aposto que daqui a uns anos os mais novos vão se perguntar por que o portão vermelho tem esse nome se não existe nenhum portão vermelho, por que se pede para parar no posto sendo que não existe nenhum posto. HAhahahah.
Paulo, eu mesma já me fiz essa pergunta! hahahahahah
Show!!! gostei.
Largo da Macumba ou Largo das Flores???