Jovens de periferia debatem a importância de maior participação na política

Jovens de periferia se reúnem para discutir política – (foto: Agência O Globo)

Pode alguém que vive na periferia ser eleito prefeito do Rio? A resposta foi unânime: sim. O primeiro encontro do festival Todo Jovem é Rio, promovido pela Agência Redes para Juventude, reuniu na terça-feira cerca de 20 jovens — todos moradores da Pavuna e adjacências, na Zona Norte — com interesse nas questões políticas da cidade.

A estudante Andressa Gandra, de 18 anos, foi a anfitriã do evento. Na varanda da casa onde mora com a mãe e a irmã de 10 anos, recebeu músicos, ativistas, professores, mototaxistas, malabaristas. Ouviu e expôs ideias num debate com o objetivo de multiplicar saberes sobre direito à cidade, ativismo, empreendedorismo, entre outros temas.

— Encontros como este servirão para despertar um comportamento de troca de ideias, fazer a galera acordar para tudo que nos é possível. Somos de periferia, de subúrbio, de favela, mas todos somos Rio — defende a jovem, que acredita ser fundamental a inserção de pessoas do subúrbio na política.

Ao todo, serão 40 encontros até o fim de janeiro. O próximo acontece nesta quinta-feira, na comunidade do Cesarão, em Santa Cruz. A ideia é reunir cerca de mil jovens nos debates. Na Pavuna, a ativista social Elaine Rosa propõe disputar espaços em toda a cidade.

— Aqui é só o começo, é onde dormimos, onde moramos. Mas queremos fazer parte de todo o restante do Rio, e política é a base de tudo — disse a ativista, que é moradora do Chapadão.

O fundador da Redes para a Juventude, Marcus Faustini, que foi criado no Cesarão, tem uma meta traçada:

— Nosso objetivo é ter um prefeito na cidade fruto deste projeto em 20 anos. É importante criar uma cultura de debates entre jovens de periferia sobre política, cultura e outros assuntos.

Matéria de O Globo clique aqui

FavelaDaRocinha

Site de comunicação comunitária desenvolvido por estudantes de comunicação da própria comunidade da Rocinha.

FavelaDaRocinha

FavelaDaRocinha

Site de comunicação comunitária desenvolvido por estudantes de comunicação da própria comunidade da Rocinha.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *