Documentário mostra a mulher como protagonista na produção cinematográfica

foro: Divulgação

No próximo dia 20, será exibido no Sesc Nova Iguaçu, às 18h, o documentário Cinema Delas, que aborda a participação da mulher na indústria cinematográfica brasileira. O filme mostra algumas profissionais que fazem do seu trabalho no cinema um exemplo de luta e resistência.

Uma pesquisa da Ancine de 2015 afirma que no Brasil as mulheres ocupam apenas 19% dos cargos de direção e 23% trabalham como roteiristas. No audiovisual, as mulheres têm maior atuação na área de produção executiva, ocupando 41% dos postos de trabalho, ainda assim é uma quantidade inferior à de homens.

Cartaz oficial do documentário

O Filme não apenas explicita a disparidade de gênero no mercado, como evidencia e reconhece o trabalho dessas mulheres enquanto registro. Vemos no documentário como as mulheres tem que lidar com salários mais baixos, menos reconhecimento e pouca oportunidade de liderança.

A diretora do filme, Carol Vilamaro, afirma que é preciso discutir a desigualdade de gênero em todas as profissões, inclusive no cinema.

― Mulheres ainda são minorias que precisam provar o tempo todo sua capacidade profissional. Existe uma grande necessidade de reafirmar a representatividade feminina no cinema. Para isso é necessário que o trabalho dessas mulheres seja visto e reconhecido como feito por grandes profissionais e não encaixado apenas no recorte de gênero, afirma Carol.

O documentário conta com a participação das diretoras, Lúcia Murat, Adélia Sampaio, Carmen Luz; da diretora de fotografia, Bia Marques; da diretora de arte, Célia Maracajá; da montadora, Fátima Rodrigues e da técnica de som direto Joice Scavone. A produção e realização é do selo independente Laranja Vulcânica, com direção de Carol Vilamaro e produção de Elizabeth Martins.

 

O Sesc Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

Trailer: https://youtu.be/YtQ4JWr0FPU

Flávio Carvalho

Fotógrafo desde 2009, músico e jornalista formado pela PUC-Rio. Mora na Rocinha desde que nasceu.

Flávio Carvalho

Flávio Carvalho

Fotógrafo desde 2009, músico e jornalista formado pela PUC-Rio. Mora na Rocinha desde que nasceu.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *