Biblioteca Parque da Rocinha recebe a I Mostra Cine Despertar

_MG_9596Foi realizada neste último sábado, dia 5, no auditório da Biblioteca Parque da Rocinha, a I Mostra Cine Despertar. O evento, criado pela Oficina do Sucesso, foi resultado de uma das aulas de cinema para os jovens da favela.

A mostra teve como convidados: o estudante de ensino médio, Francisco Souza; Leandro Lima, coordenador do FavelaDaRocinha.com e ex-parceiro do RJ, da TV Globo; e Marcos Braz, outro ex-parceiro do RJ. Eles apresentaram algumas de suas obras audiovisuais e explicaram as experiências que tiveram ao longo das filmagens.

 Francisco, de apenas 18 anos, apresentou dois filmes que tiveram sua produção. O marcante “Ser”, que mostrou o desabafo de um transexual. “Uma amiga minha veio com a ideia, e inicialmente era para ser só um ensaio fotográfico e acabamos filmando de quadro a quadro.” explica.

Marcos Braz, um dos criadores do curta "Beco dos Pancados", explica como foi a produção. Foto: Leandro Lima

Marcos Braz, um dos criadores do curta “Beco dos Pancados”, explica como foi a produção. Foto: Leandro Lima

“Beco dos Pancados”, filme produzido por Marcos Braz, foi bastante aplaudido pela plateia. No final da exibição aconteceu até uma discussão sobre a pacificação e outros temas como saneamento básico e saúde. “O filme concluiu a ideia que era mesmo de provocar. A discussão foi maravilhosa e tenho certeza de que agora tem mais pessoas pensando sobre questões ligadas a segurança na favela, saneamento básico e outras coisas que o filme aborda. Ele (o filme), mostra tudo isso e acho muito importante debater esses problemas.”, disse Marcos Braz.

José Ricardo, presidente da Associação de Moradores do Laboriaux, assistiu a todos os filmes e ficou para participar dos debates com os convidados. “Na verdade quando vim assistir aos filmes eu estava na expectativa de ver algo voltado ao social, mas o que me surpreendeu foi como os convidados apresentaram seus filmes. Com questões bem reais sobre a Rocinha e como elas convivem com isso. Passar tudo isso para um filme foi bem interessante”.

Alessandra Scilla, coordenadora do projeto Oficina do Sucesso, ficou bastante animada com o resultado da Mostra. “A gente valoriza a produção local e os talentos da favela para trazer discussões, mostrar o inusitado e sair do padrão. Essa foi a importância desse projeto aqui na Rocinha. Esperamos que nunca acabe.”

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Leandro Lima

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *