Apartamentos das Unidades Habitacionais do PAC foram entregues aos moradores

Moradores recebem as chaves dos apartamentosO ano começou diferente para alguns moradores da Rocinha. Os 144 apartamentos foram entregues e muitas famílias já começaram o processo de mudança mesmo em períodos de festa entre o Natal e ano novo.As famílias realocadas das obras da Rua 4 e também outras famílias que viviam em condições precárias em alguns pontos da Rocinha já começam a carregar móveis para seus apartamentos nas Unidades Habitacionais. Ao longo de dois meses foram realizadas algumas reuniões com os moradores para definir gestão, organização e manutenção do novo condomínio. Solange Duarte, 35 anos, aprovou as reuniões e como moradora, participou de todas, o que foi exigência do PAC: “Gostei da organização. As pessoas têm que entender que reuniões como essa é importante para que possamos manter o local limpo e sossegado. O que me preocupa é os blocos estarem expostos dessa forma. Não há grades nem proteção. Não acho justo cobrarem aos moradores uma manutenção onde qualquer um tem acesso”.

A Solange conseguiu prever o pior. Em poucos dias após a inauguração, as Unidades Habitacionais foram alvo de vandalismo. Pichações, sujeira, lixo e até ponto de encontro para beber. Os moradores que já moram em seus apartamentos flagraram atitudes como esta. “Eu tinha acabado de chegar e ao abrir a janela, vejo crianças escalando os prédios e outras abrindo e fechando as válvulas da caixa d’água. Não podemos ficar vigiando o tempo todo, mas está complicado chegar em um lugar novo e já nessas condições.” José Adelino, outro morador recém chegado.

As mudanças foram feitas pelos próprios moradores no momento da entrega das chavesO Canteiro Social do PAC está recebendo inúmeras visitas de moradores procurando moradia nas Unidades Habitacionais. Há diversos boatos na Rocinha sobre a ocupação dos apartamentos como o programa da Caixa, aluguel e venda, e também de sorteio entre os moradores para a ocupação dos blocos do novo condomínio. Porém o Trabalho Social do PAC esclarece que todos os apartamentos já foram ocupados por moradores que foram realocados de suas residências na Rua 4. Não há possibilidade de aluguel ou venda nos próximos 5 anos, de acordo com o contrato assinado pelos moradores com o Governo.

Os moradores das Unidades Habitacionais estarão se reunindo em breve para definir a gestão e também buscar solução sobre a manutenção do local e o bom senso de quem utiliza o local para o lazer.

 

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Leandro Lima

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *