Como funciona a Clínica Maria do Socorro conhecida como Clínica da Família?

CMSII A clínica foi inaugurada em março de 2010 e recebeu este nome em homenagem a primeira pessoa a desenvolver o trabalho de Agente Comunitária de Saúde (ACS) na Rocinha, a Srª Maria do Socorro.

A Clínica Maria do Socorro, localizada na Rocinha, tem como principal função fazer o acompanhamento da saúde da família. Esse serviço tem objetivo promover a saúde da população, incluindo acompanhar e fazer o diagnóstico prévio de qualquer enfermidade para agilizar o tratamento. Também faz parte de campanhas de prevenção de doenças como vacinação, combate a tuberculose, etc.

Caso o paciente nunca tenha recebido em seu domicílio um ACS, pode procurar a unidade para atendimento ou solicitação de cadastramento de segunda a sexta de 8 horas às 20 horas e sábado de 8 horas às 12 horas. O cadastro temporário é feito através da apresentação de CPF, identidade e comprovante de residência, depois deverá ser combinado com o ACS responsável pela área para cadastramento.

A Rocinha é dividida por área de atendimento, conforme mapeamento realizado pelo segmento de saúde. O atendimento é estendido para toda família sendo necessário além dos documentos citados acima caderneta de vacinação, certidão de nascimento, em caso de criança, e cartão nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), caso tenha.

Maria Sônia Gonçalves, moradora da localidade do Portão Vermelho, elogia o serviço da Clínica da Família. Ela sofreu um acidente e quebrou o braço em abril desse ano e diz que teve o acompanhamento necessário para seu restabelecimento.

A Clínica Maria do Socorro atende cerca de 30.500 (trinta mil e quinhentos) usuários e possui:

  • 11 equipes de saúde da família cobertas pelas equipes de saúde bucal (4 equipes) – cada equipe tem no mínimo, 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde.
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – Psicólogo, psiquiatra, assistente social, educador físico, fisioterapeuta e nutricionista.
  • Agentes de Vigilância em Saúde (AVS)
  • Atendimento mensal de aproximadamente de 6.500 atendimentos de médicos e enfermeiros.
  • Exames laboratoriais, Testes rápidos, ultrassonografia e raios-X (pela UPA).
Mapa CMS

Rocinha dividida por áreas para o atendimento da CMS.

Além desses atendimentos possui o Planejamento Reprodutivo familiar que consiste em acompanhar a família desde o planejamento até o nascimento do bebê (Pré-Natal) e se o casal não deseja ter filhos oferece métodos anticoncepcionais, inclusive o DIU (dispositivo intrauterino). O acompanhamento individual ocorre toda 1ª e 2ª quintas do mês às 14 horas.

A Clínica oferece acompanhamento para homens (valorização da saúde), mulheres (atenção integral e prevenção do câncer de mama e útero), crianças e idosos, e também tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.

Outra atividade que faz parte do escopo da saúde da clinica da família está ligada a atividade física, componente importante na saúde humana, lá ocorre aulas de dança, academia carioca e fisioterapia para dor crônica.

Para quem deseja parar de fumar a clinica tem um grupo de apoio e profissionais que fazem o acompanhamento do futuro ex-fumante. Atualmente, existem dois grupos que se reúnem na quarta e quinta, às 18h no auditório ou sala de reuniões. O paciente que deseja se inscrever deverá procurar a sala de odontologia, passará por uma avaliação e depois será indicado ao grupo ou será indicado para abordagem individual.

A clínica da Família também oferece os seguintes serviços:

  • Imunização
  • Curativo
  • Sutura
  • Drenagem de abscesso
  • Lavagem de ouvido
  • Remoção de unha
  • Remoção de gesso (liberação do médico ortopedista)
  • Infiltração articular
  • Sessão de acupuntura
  • Cauterização química de pequenas lesões
  • Exérese de cisto sebáceo ou lipoma
  • Biópsia de pele

Para o cadastro o usuário ter em mãos os seguintes documentos RG, CPF e comprovante de residência. Esses documentos são necessários para inserir o usuário no banco de dados da saúde para consultas, tratamentos, etc.

Quer saber mais sobre o funcionamento da Saúde na Rocinha?

Toda segunda quarta do mês o Fórum de Saúde se reúne em uma das instituições de saúde e é aberto ao público. Acompanhe a página do facebook do FavelaDaRocinha.com que terá informações sobre o local escolhido pelos profissionais para a discussão do progresso e problemas da saúde na comunidade.

Para mais informações sobre a Clínica Maria do Socorro:

E-mail: cfmariadosocorro@vivario.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/cfmariadosocorro?fref=ts

Blog: http://smsdc-clinicadafamilia-mariadosocorro.blogspot.com.br/

Telefone: 3322-6694

Celular: 99824-0927

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Leandro Lima

Leandro Lima

Jornalista, amante da fotografia e tecnologia. Morador da Rocinha e criador do portal FavelaDaRocinha.com. Já atuou no Parceiro do RJ (TV Globo), correspondente comunitário da BBC e Al-Jazeera. Atualmente é operador de câmera e fotojornalista.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *